top of page

Pneumotórax em combate-Parte I

  • Foto do escritor: TC3 Brasil
    TC3 Brasil
  • 26 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Este será um artigo básico e introdutório sobre uma das principais ocorrências de trauma em combate, o pneumotórax.


ree

No fenômeno do pneumotórax , as vias aéreas inferiores tornam-se protagonistas por serem as principais estruturas afetadas mecanicamente ( dentro do trauma) . Junto a estrutura das vias aéreas inferiores estão os grupamentos musculares como os músculos escalenos , os intercostais , o diafragma e o mediastino, espaço que abriga o coração entre os pulmões, ocupando de 1/3 a direita e 2/3 a esquerda do espaço torácico.


Os pulmões se dividem em direito e esquerdo , sendo o lado direito dividido em 3 lobos ( superior, médio e inferior) e o lado esquerdo dividido em apenas 2 lobos ( superior e inferior).

Os pulmões são responsáveis pelo fenômeno da hematose , que é o processo de troca gasosa que acontece no interior dos alvéolos. Na parte exterior encontra-se uma fina membrana de revestimento chamada pleura , que além de revestir os pulmões , também reveste as paredes da cavidade torácica. A pleura tem por função propiciar uma superfície lisa e escorregadia as estruturas que reveste, facilitando a expansão e a retração dos pulmões.


ree

Nos alvéolos ocorrem as trocas gasosas entre o pulmão e o sangue. Através de uma difusão dos gases por diferença de concentração e , consequentemente, da pressão dos gases.

O sangue que chega aos alvéolos absorve o gás oxigênio inspirado da atmosfera ao mesmo tempo, o sangue elimina gás carbônico no interior dos alvéolos- esse gás é então expelido do corpo por meio da expiração


Mas o que acontece quando há uma deficiência nesse mecanismo?


O pneumotórax se divide em: Abertos ou fechados. Os traumas abertos correspondem aos PAFs (perfuração por arma de fogo) ou PABs (Perfuração por arma branca) , em campo, o pneumotórax corresponde a 33% das causas preveníveis de morte , já os traumas fechados correspondem , dentro do trauma , excluindo-se as patologias clinicas súbitas ou genéticas, a acidentes automobilísticos ou quedas de grande altura, através de fraturas de costelas ou ossos integrantes da caixa torácica ou formando um pneumotórax de tensão, ao criar uma válvula unidirecional ( o ar entra porém não consegue sair).


Quando ocorre o pneumotórax ?


Como estamos trabalhando com a ideia de um pneumotórax mais comum de acontecer em campo de batalha e em operações policiais, estamos então nos referindo a pneumotórax aberto, neste tipo de pneumotórax, ocorre em espaços de tempo variáveis podendo ser ou não imediato com a entrada de ar do ambiente externo de maior pressão para o ambiente interno de menor pressão na caixa torácica.


Lesões mais graves decorrentes de um pneumotórax.


1- Ruptura traumática da aorta

2-Ruptura traqueal ou lesão do arco bronquial

3- Contusão Miocárdica

4- Deslocamento diafragmático

5- Contusão Pulmonar

Por conta da gravidade que pode se tornar a evolução deste fenômeno, o tempo é um fator fundamental para a reversão deste quadro junto a observação e monitorização constante de sinais vitais.


Protocolo March no Pneumotórax.


Como em toda dinâmica de trauma o sangramento é o que mais mata, representado pela letra M ( Massive Hemorrhage) , porém a respiração, representado pela letra R (Respiration) , ou melhor dizendo, a falta dela , é a que mata mais rápido. Por este motivo contida a hemorragia massiva , o trauma torácico torna-se a prioridade numero 1 da aplicação do protocolo MARCH , dependendo da gravidade fundindo-se a letra "A' ( Airway) , através dos procedimentos avançados de traqueostomia e ou cricotomia.


ree

Como principal ferramenta em campo para tratamento do pneumotórax aberto, utiliza-se os chamados "Chest Seal", popularmente conhecidos como "selantes de tórax" , um substituto extremamente eficaz e melhorado do famoso "Curativo 3 pontas" largamente disseminado nas instruções em ambientes civis e escolas de APH de todo o país, porém o "Curativos 3 pontas" vem demonstrando uma ineficiência e ineficácia de tratamento ante as diversas opções de "Chest Seal" desenvolvidos para o combate, disponíveis no mercado, devido sua forma improvisada e sua deficiência de fixação na pele molhada , seja de suor ou sangue.


Continua...




Fontes:

- https://deployedmedicine.com/market/11/content/90


-"Chest Wall Thickness in Military Personnel: Implications for Needle Thoracentesis in Tension Pneumothorax''


- Anatomia e fisiologia humana - 3ª edição 2018


- Guyton & Hall Tratado de Fisiologia Médica -12ª edição











 
 
 

Comments


FALE CONOSCO

ENVIE UM EMAIL OU LIGUE SE TIVER DÚVIDAS.
tc3brasil@gmail.com
(21)99968-5018

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page