o que é TCCC ( TC3)
- TC3 Brasil
- 11 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de set. de 2018
TCCC ou TC3 significa "Tactical Combat Casualty Care", é o protocolo de Medicina pré hospitalar de combate, usado por médicos de combate em especial das FFAA Norte Americanas e forças auxiliares no tratamento, manejo e transporte das vitimas traumáticas em locais de conflito armado. Os primeiros a utilizarem tais técnicas foram os Rangers e os Seals nos anos 90. É atualmente o principal protocolo utilizado nas principais zonas de guerra do mundo, sendo aplicado tanto por unidades especiais quanto convencionais do exércitos e unidades militares modernas.
O protocolo de TC3 possui 3 objetivos principais:
1- Tratar a vitima.
2-Prevenir vitimas adicionais.
3- Completar a Missão.
O protocolo de TC3 pode ser divido em 3 fases:
Fase 1- Care Under Fire ( Cuidado sob fogo).
É caracterizado como a fase em que a vitima e a equipe ainda está sob fogo inimigo. Tendo como principal ação: O retorno de fogo ao inimigo, buscando abrigo e prezando pela superioridade de fogo , considerada nesta primeira fase, como a melhor medicina de campo a ser aplicada. Assim que o fogo do inimigo for suprimido, a vitima pode se mover ou ser movida para uma posição secundária.A principal ação nesta fase tem por objetivo parar sangramentos massivos, geralmente de extremidade que possam colocar a vida da vitima em risco.
Fase 2- Tactical Field Care- Cuidado Tático em Campo
Após ter a ameça cessada esta segunda fase torna-se central para a sobrevida do paciente, é neste momento que os médicos/paramédicos/socorristas ainda em campo irão avaliar e estabilizar o paciente.O protocolo de TC3 na fase 2 segue o acrônimo MARCH, seguindo uma cadeia logica de prioridade, que entraremos mais a fundo em artigos futuros.
M- Masssive Hemorrage (Hemorragia massiva)
A- Airway ( Vias Aereas)
R- Respiration ( Respiração)
C- Circulation ( Circulação)
H- Head Injury/ Hypothermia ( Ferimento de Cabeça/ Hipotermia)
Nesta segunda fase a administração de drogas , medicamentos e fluidos é inserida de forma a estabilizar da melhor forma possível o quadro traumático,assim como uma avaliação e observação constante do paciente, aqui os procedimentos avançados como o traqueostomia , descompressão torácica, e acessos venosos profundos e complexos são utilizados para a sobrevida do paciente.
Fase 3-Tactical Evacuation Care ( Cuidados Táticos de Evacuação).
A terceira e ultima fase consiste na rápida extração do ferido da cena de combate, respeitando a tão importante REGRA DE OURO do trauma.O monitoramento e e a continuidade dos procedimentos necessários se tornam peça chave até a chegada do paciente ao centro cirúrgico ou hospital mais próximo e seguro. Nesta fase podem ser utilizados diversos meios de transporte como os aéreos (MEDEVAC) ou os terrestres, como carros,viaturas e ambulâncias ( CASEVAC).
Komentarze